A consultoria em insalubridade é um serviço fundamental para empresas que necessitam adequar sua gestão de saúde e segurança ocupacional no ambiente de trabalho. A caracterização, eliminação ou neutralização da insalubridade estão previstas nos Artigos 189, 191 e 195 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e também na Legislação Trabalhista Previdenciária. Quando as condições de trabalho são insalubres, os funcionários têm direito a adicionais sobre o salário, que podem variar de 10% até 40%, de acordo com o grau de insalubridade presente no local.
COMO FUNCIONA A CONSULTORIA EM INSALUBRIDADE
O serviço de consultoria em insalubridade é prestado por empresas especializadas em segurança e medicina do trabalho. O procedimento é realizado segundo a Norma Regulamentadora n° 15, que prevê uma perícia nas instalações indicadas.
Para isso, a empresa conduz um estudo das operações, exposição e atividades dos funcionários em busca de possíveis riscos. Após identificados os riscos e as fontes geradoras, é feita a análise dos cargos e tempo de exposição de colaboradores aos agentes agressivos. Por fim, é emitido um laudo de insalubridade e proposta de ações de controle, que possam minimizar os riscos.
A IMPORTÂNCIA DE CONTRATAR A CONSULTORIA EM INSALUBRIDADE
É de extrema importância contratar o serviço de consultoria em insalubridade para avaliar os riscos a que estão expostos os colaboradores da empresa. O serviço investiga possíveis riscos físicos, químicos e biológicos e avalia os agentes encontrados para quantificar o nível de insalubridade.
O grau mínimo de insalubridade confere o direito a adicional de 10%, o médio de 20% e o máximo de 40% para os trabalhadores. Além disso, o serviço também inclui a proposta de ações de controle de ordem técnica e administrativa para reduzir os riscos à saúde do trabalhador.
GESCON OCUPACIONAL: CONSULTORIA EM INSALUBRIDADE DE CONFIANÇA
A Gescon Ocupacional é uma renomada empresa especializada na gestão em segurança e medicina do trabalho que oferece consultoria em insalubridade de confiança. A empresa realiza a perícia das instalações de acordo com as disposições da NR-15, em busca de possíveis riscos para emissão do laudo de insalubridade.
Os agentes encontrados são avaliados conforme a metodologia legal para determinar a concentração e intensidade e são considerados ainda os cargos e tempo de exposição dos empregados. A empresa possui soluções completas e personalizadas em saúde e segurança ocupacional para empresas de todos os segmentos, que garantem a integridade dos trabalhadores e a proteção jurídica dos empregadores.
Para saber mais sobre Consultoria em insalubridade
Ligue para 16 3771-7424 ou clique aqui e entre em contato por email.